Guias de Viagem

Guia de viagem de Potsdam

Potsdam é a capital do estado de Brandemburgo, na Alemanha, e está localizada a apenas alguns quilômetros de Berlim. A cidade é um centro histórico onde ocorreram acontecimentos importantes que ditaram o destino de toda a Europa.

Uma cidade tranquila e cheia de parques que ficam coloridos com a chegada da primavera, além de lindos lagos que fazem sucesso no verão, Potsdam, ao contrário de sua irmã maior Berlim, convida o viajante a relaxar e visitar as atrações mais importantes com calma e tranquilidade.

Famosa como um lugar de paz, a cidade foi o centro do império prussiano de Frederico, o Grande, possuindo belos palácios e museus dentro de seu centro histórico protegido pela UNESCO.

Os 5 melhores motivos para visitar Potsdam

1. O Palácio de Sanssouci

A joia da coroa do estado militar de Frederico, o Grande, o palácio do século 18 de Sanssouci é uma obra-prima, com belos interiores e jardins de tirar o fôlego.

2. Veja onde encerraram a Segunda Guerra Mundial

A conferência de 1945 em Potsdam viu a ordem do pós-guerra tomando forma, quando Stalin, Truman e Churchill terminaram a guerra contra a Alemanha. Veja onde as discussões ocorreram no Palácio Cecilienhof.

3. Veja incríveis obras de arte

Visite a esplêndida Bildergalerie, que foi carinhosamente montada por Frederico, o Grande, e abriga obras de mestres como Caravaggio, Rubens e van Dyck.

4. Aprenda sobre a história do cinema

Na década de 1920, Potsdam foi um dos centros do cinema europeu. Descubra o porquê no Filmmuseum, que relembra o famoso estúdio da UFA, onde mestres como Fritz Lang aprenderam o seu ofício.

5. Berlim está logo ao lado

Potsdam tem muito para ver e fazer, mas a vida noturna famosa internacionalmente, as lojas de alta costura e as atrações imperdíveis de Berlim estão a uma curta distância de carro ou de trem.

O que fazer em Potsdam

1. Palácio Sanssouci: perfeição prussiana

Maior criação do prussiano Frederico, o Grande, do século 18, Sanssouci é um dos palácios mais belos do mundo. A palavra significa “sem preocupações”, refletindo o desejo de Frederico de um retiro onde ele pudesse pensar, escrever e compor música. Para os visitantes modernos, o exterior rococó, os aposentos ornamentados, os jardins deslumbrantes e o senso de diversão que Frederico ordenou têm o mesmo efeito: transportá-lo para outro mundo – de lazer, luxo e contentamento. Repleto de pinturas e curiosidades (incluindo salas onde o filósofo Voltaire uma vez dormiu), Sanssouci é sedutora e imperdível.

2. Portão Nauener: porta de entrada para delícias arquitetônicas e gastronômicas

No centro de Potsdam, o Portão Nauener é um dos três que davam acesso à cidade quando esta era protegida por um muro. Construído na mesma época de Sanssouci, na década de 1750, o portal tem um visual completamente diferente, inspirado na decoração gótica inglesa. Você pode subir as torres e admirar a arquitetura, e a área ao redor é tão atraente quanto o portão em si, pois é onde está o bairro Holländisches Viertel. Cheio de restaurantes, este bairro hospeda uma feira duas vezes por semana e tem uma sensação arquitetônica totalmente original, graças às fileiras de casas holandesas construídas pelos artesãos dos Países Baixos.

3. Palácio Babelsberg: para os amantes de jardins

A nordeste de Potsdam, junto ao Lago Glienicker, você encontrará a Babelsberg – a residência de verão do Kaiser Wilhelm I (que governou a Alemanha após a independência em 1871). O palácio é uma bela criação gótica inglesa, com torres de ameias e janelas de estilo Tudor, mas são os jardins que se destacam. Repleta de lindos mosaicos, lagos paisagísticos e canteiros de flores, são coroados pelo Flatowturm – uma torre que se eleva a 46 metros acima do parque, proporcionando vistas inigualáveis ​​do palácio e do lago além.

4. Casa de Einstein: a casa de verão do cientista mais famoso do mundo

Potsdam não tem sido apenas o lar de imperadores e reis. Foi também a casa de importantes cientistas, em especial de Albert Einstein, que, entre muitas outras coisas, revelou a lei da relatividade ao mundo. Na verdade, Einstein fez sua casa de veraneio em Caputh, a poucos quilômetros ao sul da cidade, e você pode visitar seu modesto lar de estilo chalé para descobrir como o grande homem viveu entre 1929 e 1932. Quando o fizer, você encontrará quartos mantidos em excelente estado, com exposições informativas sobre o seu trabalho e as circunstâncias que o levaram a sair quando os nazis chegaram ao poder.

5. Novo Palácio: uma declaração de Frederico, o Grande, ao mundo

A cerca de 800 metros a oeste doo Palácio Sanssouci, o Neues Palais também é uma atração imperdível quando você estiver em Potsdam. Construído na década de 1750, este Patrimônio Mundial da UNESCO é muito maior que seu primo do outro lado do parque. Construído para celebrar a proeza militar prussiana, foi a tentativa de Frederico de impressionar os visitantes da realeza com seu bom gosto e sua riqueza (embora preferisse viver em Sanssouci). Prepare-se para um banquete de decorações douradas, arte e mobílias magníficas – e não perca o teatro, que ainda oferece apresentações regulares.

__________________________________________________________________

Esse post foi originalmente publicado aqui (texto completo no link) e faz parte de uma série de 100 guias de viagem escritos para a empresa Kayak. Para ver mais textos da série, veja meu portfólio.

Mariana Eberhard vive em Berlim, onde conclui um Ph.D. em sociologia do turismo. É jornalista e socióloga por formação, e atualmente é escritora e tradutora freelancer – traduzindo do Inglês, Espanhol e Alemão para o Português. Em seu tempo livre ela gosta de ler, perder tempo vasculhando a Netflix e descobrir os segredos da cidade onde mora.

0 comentário em “Guia de viagem de Potsdam

Diga-nos sua opinião:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: