Guias de Viagem

La Loire à Vélo: a ciclovia dos sonhos fica na França

Saiba mais sobre essa ciclovia francesa e o que há para ver em seus 800 km de extensão.

Texto escrito para a Bicitrip, operadora de turismo francesa.

Imagine andar de bicicleta ao longo de um maravilhoso rio Loire, o último grande rio selvagem da França, observando paisagens tão espetaculares que são consideradas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Essa é experiência que La Loire à Vélo proporciona.

Essa ciclovia com 800 km de extensão compõe uma rota única passando por seis departamentos franceses e conectando o centro do país com o Golfo da Biscaia, no extremo Oeste da França. Pelo caminho, os ciclistas se encantam com o Vale do Loire em toda a sua magia.

Vinhedos, campos de lavanda e vilarejos com lindas casas em arquitetura típica são alguns dos cenários que fazem parte do trajeto. A ciclovia também passa pelo Vale dos Reis, uma região repleta de castelos renascentistas que estão intimamente conectados à história da França. Um verdadeiro conto de fadas em duas rodas!

Segurança e conforto para os ciclistas

La Loire à Vélo é totalmente sinalizada para que os viajantes não se percam na imensidão do trajeto. O itinerário foi desenvolvido para passar por locais onde passam poucos ou nenhum veículo motorizado e, dessa forma, não é preciso competir por espaço com carros e caminhões.

Por esse motivo, a ciclovia francesa se tornou popular no país, já que com os equipamentos corretos, é possível pedalar até com crianças.

Na hora de descansar, os pernoites são feitos em alojamentos típicos da região. São mais de 400 campings, hotéis e pousadas próximos à ciclovia, os chamados Accueil Vélo (acolhida para bicicletas, em tradução literal). Estes estão localizados a menos de 5 km do itinerário e garantem serviços específicos  para ciclistas, como garagem coberta para bikes e outras amenidades.

Durante o dia, incontáveis pontos turísticos tornam a experiência inesquecível. Confira a seguir alguns deles:

Vista panorâmica dos vinhedos em Sancerre

Seguindo a La Loire à Vélo, você passará por Sancerre, uma comuna francesa conhecida por seu vinho e seu queijo de cabra. No centro fica a Tour de Fiefs, o ponto mais alto da região, de onde se pode observar o rio Loire, os vinhedos, o vilarejo e a natureza exuberante que o circunda.

Um passeio de balão em Blois

Um passeio de balão de ar quente é a oportunidade perfeita para apreciar a beleza do último rio selvagem da Europa. Você pode decolar das cidades de Blois, Chaumont-sur-Loire, Amboise ou Chenonceau e fazer um vôo de uma hora.

Castelo de Chaumont-sur-Loire

O castelo de Chaumont-sur-Loire é um palácio construído no século X, localizado às margens do rio Loire. As escadas que dão acesso ao castelo também o levarão a um ponto alto de onde você desfrutará de um belo panorama do rio e do parque do castelo. Você pode também visitar o Festival Internacional de Jardins que acontece todos os anos de Abril a Novembro.

A vista do Loire a partir do castelo de Saumur

A partir do cais de Saumur, suba até o castelo para chegar ao ponto mais alto da cidade. O panorama permitirá contemplar as pontes que atravessam o rio e a vista dos telhados da cidade. Você também poderá visitar o castelo de Saumur, uma fortificação do século X localizada na confluência dos rios Loire e Thouet. O castelo tem uma longa história, e foi usado por Napoleão Bonaparte como prisão, quartel e até arsenal de guerra.

Castelo de Saumur. Foto de Joel Damase.

Mariana Eberhard vive em Berlim, onde conclui um Ph.D. em sociologia do turismo. É jornalista e socióloga por formação, e atualmente é escritora e tradutora freelancer – traduzindo do Inglês, Espanhol e Alemão para o Português. Em seu tempo livre ela gosta de ler, perder tempo vasculhando a Netflix e descobrir os segredos da cidade onde mora.

1 comentário em “La Loire à Vélo: a ciclovia dos sonhos fica na França

  1. Pingback: Qual destino na França é o ideal para você? – Travel Praxis

Diga-nos sua opinião:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: