Artigos

Como viajar a dois pode ser uma ótima terapia de casal

94% dos casais que viajam juntos dizem que têm uma relação próxima, ao contrário de apenas 86% dos casais não viajantes.

Todo mundo já chegou naquele ponto do casamento em que a mesmice se instala. Sempre a mesma rotina e os mesmos problemas, que vão lentamente distanciando o casal. A rotina do dia-a-dia vai lentamente contaminando até as férias. Viajar sempre para os mesmos lugares, os mesmo hoteis ou para a casa da família são situações comuns vividas por casais que estão juntos a algum tempo.

Por sorte, é muito fácil resolver esse problema. Uma aventura a dois é a solução ideal para quem deseja reacender a faísca da paixão, e uma viagem romântica tem todos os quesitos necessários para tornar essa aventura o início de uma nova fase na vida de qualquer casal.

Um pesquisa da empresa Edge Research nos Estados confirmou que casais que viajam juntos são mais felizes no que casais que não viajam. Em número, a pesquisa mostra que 86% dos casais viajantes acreditam que seu relacionamento ainda tem as faíscas de romance acesas, mesmo depois de terem um relacionamento por muitos anos. Em comparação, apenas 73% dos casais que não viajam sentem o mesmo.

Além disso, uma viagem romântica aproxima os parceiros. Por isso, não é surpresa que 94% dos casais viajantes que responderam à pesquisa digam que estão têm uma relação próxima com o parceiro, ao contrário de apenas 86% dos casais não viajantes. Isso prova de uma vez por todas que, se o seu relacionamento anda meio capenga, é só marcar uma viagem com o seu amor. Na volta, você trará na mala vários presentes para a família e um romance melhor!

Benefícios de uma viagem à dois

Fazer uma viagem só com o companheiro ou companheira é colocar-se em uma situação de “nós contra o mundo”. Todos os percalços de uma viagem são mais facilmente resolvidos quando estamos bem acompanhados, desde as barreiras da língua até os caminhos pela cidade. Esse sentimento fortalece a união do casal e os torna cúmplices em um mundo desconhecido, que vocês irão descobrir juntos.

Além disso, o mundo é cheio de possibilidades! Vocês irão descobrir novos cenários, experimentar sabores diferente de comidas e vinhos, e por fim, provar um estilo de vida que ficará na memória. Imagine ir descansar depois de um dia inteiro explorando o interior da França, por exemplo, sentado no sofá de uma pousada aconchegante depois de um jantar romântico regado à vinho francês. Não há romance morno que não se aqueça com essa combinação!

Explorar novos territórios pouco conhecidos

Não é qualquer viagem que proporciona todos esses efeitos no casal. Uma viagem para visitar familiares ou à trabalho, até mesmo uma escapada de fim-de-semana para aquele hotel de sempre são sempre bem-vindos, mas não carregam consigo o espírito de aventura necessário para fazer o romance entre vocês voltar à ser como era antes.

Tire um tempo só para vocês e explore novos lugares! Saia do país, caminhe por ruas desconhecidas ou melhor ainda, viva experiência única de turismo de aventura! Um ótimo exemplo de viagem que combina todos esses fatores são os tours de bicicleta pelo interior da França. Vocês irão apreciar a natureza juntos, se apoiar durante as subidas, comer e beber muito bem, e ainda conhecer lugares espetaculares.

Viver espontaneamente

Durante uma viagem, vocês verão o melhor e o pior um do outro, o que pode parecer um problema. No entanto, na tentativa de acomodar a vontade dos dois durante a viagem, você aprenderá também a viver espontaneamente. Se não pode visitar aquele Castelo que ela tanto queria ver na segunda-feira, mudar os planos para terça é muito mais fácil quando você está com o seu par romântico.

Em grupos grandes essa manobra de planejamento seria complicada e com crianças, tentamos sempre adequar o roteiro aos pequenos. Em casal, vocês podem simplesmente decidir juntos o que fazer e até mesmo discordar abertamente a respeito de tudo.

No entanto, mesmo com discordâncias, a ligação entre os dois se torna ainda mais forte, porque vocês passaram por tudo isso juntos e sobreviveram para contar a história (e rir muito das trapalhadas um do outro). No fim da jornada, todo esse processo se transforma em memórias compartilhadas e piadas internas, que mostrarão ao mundo o quanto vocês se conhecem – para o bem e para o mau.

A aventura de viajar só vocês dois

Quando fazemos uma viagem romântica, acabamos ensinando um ao outro tudo o que gostamos ou não gostamos. No fim, aprendemos a ceder à vontade, os desejos e particularidades do outro. Esta é uma habilidade valiosa para qualquer relacionamento, e viajar é excelente lugar para fortalecê-la ao máximo. Esse tipo de compromisso com o outro é  uma maneira de mostrar seu amor – e garantir que você tenha uma viagem feliz para dois.

Ao fim da sua viagem, vocês vão confiar um no outro como nunca antes. Viajar juntos vai fazer com que dependam muito um do outro. Isso é ótimo porque ajuda a construir confiança, respeito e companheirismo. Especialmente quando as coisas ficam difíceis – nessas horas, ter o seu amor ao lado vale mais do que qualquer remédio!

Porém, quando tudo está bem, viajar é a oportunidade perfeita para o romance. O simples fato de estarem em um ambiente novo já reativa seus sentidos e traz uma novidade e frescor ao seu relacionamento. E vocês crescem juntos, mas também crescem independentemente. Sair de sua zona de conforto, experimentar coisas novas, expandir seus horizontes, tudo isso equivale a se tornar um indivíduo mais maduro, atencioso e corajoso.

Se você está viajando internacionalmente, isso também pode ajudá-lo a desenvolver sua compreensão de outras culturas e ampliar sua visão do mundo. Este é um conhecimento inestimável e não há melhor maneira de obtê-lo do que viajando.

Mariana Eberhard vive em Berlim, onde conclui um Ph.D. em sociologia do turismo. É jornalista e socióloga por formação, e atualmente é escritora e tradutora freelancer – traduzindo do Inglês, Espanhol e Alemão para o Português. Em seu tempo livre ela gosta de ler, perder tempo vasculhando a Netflix e descobrir os segredos da cidade onde mora.

0 comentário em “Como viajar a dois pode ser uma ótima terapia de casal

Diga-nos sua opinião:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: