Photo by Léonard Cotte on Unsplash
Guias de Viagem

Os campos de lavanda da Provença

Os icônicos campos de lavanda da região francesa podem ser vistos entre Julho e Agosto.

O escritor francês Jean Giono é o autor de uma frase famosa que diz: “a lavanda é a alma da Provença”. E ele tem razão, pois a imagem dos campos floridos em lilás é a primeira coisa que vem em mente quando pensamos nessa região ao sul da França.

Essa planta deliciosamente perfumada foi trazida para França por volta do ano 600 d.C.. Ela veio em um carregamento de comerciantes das Îles d’Hyères, região que na época pertencia à Grécia.

No entanto, foram os romanos – banhistas entusiásticos – que primeiro aprenderam a extrair o óleo essencial da planta e que deram à ela o nome lavanda, originado da palavra latina lavare, que também deu origem ao verbo “lavar”.

Perfeitamente adaptados ao clima provençal, os quatro tipos de lavanda selvagem floresceram sob o sol deslumbrante do Mediterrâneo. Ao longo dos séculos, as plantações seduziram artistas como Paul Gauguin, Vincent van Gogh e Henri Matisse, que pintaram diversos quadros retratando as cores e formas dos campos de lavanda.

Propriedades medicinais

No século XIV, os químicos da Borgonha, uma região no Centro da França, cultivavam a lavanda como erva medicinal, e a planta se tornou conhecida pelos seus efeitos calmantes. Logo começou a ser usada como remédio para tudo, desde dores de cabeça a picadas de cobra.

A alfazema (uma das sub-espécies de lavanda) era considerada uma protecção tão poderosa contra as doenças que durante a Renascença as pessoas juravam que ela evitava a cólera e a peste. O rei Carlos VI, por exemplo, insistia em ter almofadas recheadas com lavanda onde quer que fosse.

Quando visitar o campos de lavanda

A lavanda floresce por volta da última semana de Junho até o início de Agosto, quando é feita a colheita. Geralmente, os campos estão no auge da beleza no início de Julho, mas isso depende da quantidade de chuvas que caíram durante o ano.

Se você quiser ver girassóis e lavanda juntos, visite a região na época entre Julho e Agosto, quando os girassóis estão em sua cor mais plena. Você pode também encontrar campos de lavanda próximos a um borie, uma cabana de pedra típica das propriedades rurais da região. Junto com a lavanda, a foto fica ainda mais interessante.

Talvez a mais famosa fotografia de lavanda da Provença seja a do campo em frente à Abadia de Senanque, perto da comuna de Gordes. É quase impossível não conseguir uma foto memorável aqui. Venha bem cedo porque a luz está na posição certa na parte da manhã, e estará menos lotado – um monte de pessoas querem tirar esta foto.

O que fazer depois de conseguir a foto perfeita

Além de contemplar os campos de lavanda, você também pode visitar fazendas e destilarias de lavanda, ou participar de festivais temáticos nas cidades de Sault e Valreas. Em Coustellet existe até um Museu da Lavanda que explora a história do cultivo da planta na Provença.

Você ainda pode comprar produtos de lavanda como óleo, essências, perfumes, sabão, etc. O sabão é o item mais famoso feito a partir da planta, e sua versão industrial é vendida no mundo pelas grandes marcas.

Photo by Vanesa conunaese on Unsplash

No entanto, ao visitar a Provença, lembre-se de comprar várias barras de sabão artesanal para levar para casa. Eles são feitos usando os ingredientes puros e são enriquecidos com manteiga de karité, fazendo super bem para a pele.

Além disso, o aroma é calmante e ajuda na vitalidade, bem-estar e a dormir melhor. Não é à toa que o rei Carlos VI carregava seus travesseiros de lavanda consigo por toda parte.

Mariana Eberhard vive em Berlim, onde conclui um Ph.D. em sociologia do turismo. É jornalista e socióloga por formação, e atualmente é escritora e tradutora freelancer – traduzindo do Inglês, Espanhol e Alemão para o Português. Em seu tempo livre ela gosta de ler, perder tempo vasculhando a Netflix e descobrir os segredos da cidade onde mora.

0 comentário em “Os campos de lavanda da Provença

Diga-nos sua opinião:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: