Artigos

Por que a França é considerada um dos destinos mais românticos do mundo?

A França é reconhecidamente o destino mais romântico do mundo. Todos os anos, milhares de casais viajam à capital Paris ou às cidades menores para aproveitar essa atmosfera encantadora.

Sejam namorados, casais em lua-de-mel ou pares já consolidados, todos buscam na França um quê especial de romance. Mas o país vale a fama que tem? Com certeza!

Uma pesquisa da empresa FloridaTix mostrou que dos 10 lugares no mundo onde há mais pedidos de casamento, dois são na França. Um deles é a Torre Eiffel, o símbolo da Cidade Luz.

Para quem já está casado há um tempo, vale uma visita ao interior do país, onde os campos de lavanda, os vinhos e a comida francesa acenderão qualquer romance que já estava meio morno.

Mas por quê a França é tão romântica?

Há diversos motivos para essa fama de destino romântico e nós vamos mostrar quais são eles. De quebra, vamos te dar algumas dicas de como não cair em armadilhas turísticas que tentam vender um romance para inglês ver.

Não caia na tentação de comprar um champanhe barato na frente da Torre Eiffel. Com certeza será o pior espumante que você já tomou. Além disso, o romance à francesa vai muito além disso.

A história da França como destino romântico é antiga, por isso é preciso compreender como o amor está conectado à cultura local. Assim, você aproveita a viagem à dois de forma autêntica e ainda aprende uma coisa ou outra com os franceses.

Sem mais delongas, vamos às razões pelas quais a França é o destino romântico mais importante do mundo:

A beleza

O centro de Paris foi projetado pelo arquiteto Georges Haussman, que fez questão de elevar a beleza da cidade à toda sua potência. As largas avenidas, os cafés e restaurantes típicos, bem como as charmosas ruas de paralelepípedos de Montmartre fazem todo o charme da cidade.

Fazer um passeio de mãos dadas ao longo do rio Sena é a melhor forma de apreciar a vista com o seu amor. Mas a França é muito mais que Paris.

As lindas paisagens do interior do país e os vilarejos com lindas casinhas são o cenário perfeito para desacelerar e voltar a prestar atenção na pessoa que divide a vida com você.

Uma beleza tão sutil ajudou a tornar a França conhecida por seu romance, pois não tem quem não se renda à um bom vinho e uma boa comida em um cenário de cinema.

O cinema

Falando em cinema, essa é uma das principais razões pelas quais a França é tão conhecida por ser um destino romântico. A frase “nós sempre teremos Paris” foi dita por Humphrey Bogart no filme Casablanca, de 1942. Um clássico que marcou época e inspira casais apaixonados até hoje.

Os mais novos vão se lembrar de filmes como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain ou Um Bom Ano, onde um homem herda de seu avô a vinícola onde passou grande parte da infância. Ele tenta vender a propriedade, mas ao descobrir a beleza de uma vida mais tranquila, decide revitalizar o negócio e, de quebra, redescobre o amor.

Como a vida imita a arte e a arte imita a vida, é possível ver que que o amor retratado no cinema é um grande indicativo do romance que paira no ar em toda a França. É também o fator chave para essa fama mundial.

A comida

O que é uma ocasião romântica sem boa comida e bebida? Tanto que, para muitos, o encontro perfeito envolve um jantar à luz de velas, comendo um filet de boeuf au poivre regado a um vinho tinto excepcional, e com chocolate de sobremesa.

Para tornar esse sonho realidade, Paris tem mais de 40 mil restaurantes para escolher. No entanto, muitos deles carregam conceitos modernos, mais voltados aos turistas do que aos próprios franceses. Por isso muito parisienses decidem cozinhar uma refeição romântica ao invés de comer fora.

É muito mais fácil encontrar a verdadeira comida francesa nas cidades menores ou no interior do país. Lá, refeições românticas são feitas todos os dias a partir de ingredientes locais e vinhos da região, em restaurantes aconchegantes e com ar familiar.

Assim, é mais fácil pedir uma recomendação do garçom ou do chefe de cozinha, garantindo que você vai provar a melhor comida e ter uma experiência à dois inesquecível.

A elegância e o charme dos franceses

O país é bonito, mas as pessoas também. Não estamos falando necessariamente de beleza física, mas com certeza há um ar sedutor que acompanha os franceses por onde passam.

Pergunte a qualquer pessoa que foi à França e eles te dirão que não importa a idade, os traços físicos ou a origem, todo francês carrega consigo um pouco do romance de seu país.

A elegância natural dos franceses se estende em todas as esferas de suas vidas. Não precisam de roupas caras para ser chique, nem comer no restaurante mais caro, mas apenas ter aquela autoconfiança só um francês sabe ter.

Je t’aime

E não é apenas a personalidade dos franceses que faz as pessoas se encantarem, mas também o idioma, eleito o mais sexy do mundo em 2013.

Uma pesquisa do Google descobriu que 34 das 100 frases mais traduzidas para o francês eram sobre amor. Os outros 5 idiomas mais populares no serviço de tradução não chegam nem perto de tanto romance.

De fato, a frase “Je t’aime” foi a tradução mais solicitada do francês, o que mostra que a língua francesa certamente contribui para o ar romântico do país.

Sexualidade

Os franceses são conhecidos na Europa por serem libertários em relação ao sexo. Isso não quer dizer safadeza nem libertinagem, mas sim que eles sabem do que gostam e não gostam.

Além disso, existe na cultura local uma simplicidade em relação ao assunto. É fácil conversar com o parceiro a respeito da própria sexualidade, o que torna os franceses um dos povos mais bem resolvidos nesse quesito.

Tamanha abertura é uma das razões pelas quais as taxas de divórcio na França são menores do que nos países vizinhos, como a Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Suécia. A prova cabal de que os franceses são românticos sim e valem a fama.

Mariana Eberhard vive em Berlim, onde conclui um Ph.D. em sociologia do turismo. É jornalista e socióloga por formação, e atualmente é escritora e tradutora freelancer – traduzindo do Inglês, Espanhol e Alemão para o Português. Em seu tempo livre ela gosta de ler, perder tempo vasculhando a Netflix e descobrir os segredos da cidade onde mora.

0 comentário em “Por que a França é considerada um dos destinos mais românticos do mundo?

Diga-nos sua opinião:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: