Artigos

Viajar com amigos: dicas para organizar uma viagem sem estresse

Quer juntar a turma se jogar no mundo? Confira nossas dicas para organizar uma viagem com amigos.

Muita gente gostaria de fazer uma viagem com os amigos, mas é um grande desafio conseguir encaixar a agenda de todo mundo e fazer aquilo deixar de ser um plano e realmente acontecer. Há quem tenha família para cuidar e ainda tem a questão de encontrar um destino certo que agrade a todos.

Como fechar esse quebra-cabeça e organizar uma viagem com amigos? Veja abaixo por que e como se planejar para viajar, além de dicas para criar uma experiência perfeita que irá ficar para a história.

Os benefícios de uma viagem com amigos

O escritor norte-americano Mark Twain já escreveu a maior verdade sobre viajar com amigos: “ Eu descobri que não há jeito mais certeiro de descobrir se você gosta das pessoas ou as odeia do que viajar com elas.”

De fato, só o ato de planejar uma viagem com um grupo de pessoas que os atritos podem aparecer, mas há maneiras simples de superar discordâncias. Além disso, os benefícios de organizar uma viagem com amigos são infinitamente maiores do que os problemas.

É muito mais fácil desbravar lugares desconhecidos quando estamos protegidos pelas pessoas que conhecemos e somos próximos. A sensação de segurança que acompanha o grupo nos torna mais propensos a correr riscos que não correríamos caso estivéssemos sozinhos, o fator mais importante quando viajamos para um país cuja língua não falamos, por exemplo.

E a ciência comprova que experiências compartilhadas tendem a ser mais intensas, como mostra um estudo da Universidade de Yale. Isso torna uma viagem em conjunto muito mais memorável – seja porque foi incrível ou porque aquele seu amigo dorminhoco fez todo mundo perder metade do dia.

De qualquer forma, são lições que levamos para a vida toda. Para começar com o pé direito e evitar contratempos, a melhor e mais importante dica é: escolha bem as pessoas com que você quer viajar. Não adianta querer visitar vinícolas com quem não gosta de vinho, portanto, saiba quais as suas preferências antes de embarcar nessa.

Dicas para organizar uma viagem com amigos

O tópico mais polêmico de uma viagem entre amigos: dinheiro.

Finanças

O dinheiro é um grande problema quando se trata de viajar. Tente não reservar uma viagem com alguém se você sabe que essa pessoa vai querer gastar muito mais (ou menos) do que você em geral. Para que os planos aconteçam sem imprevistos, faça orçamentos detalhados e deixem claro entre o grupo quanto sai a viagem.

Seu orçamento também abrange o que você está disposto a gastar dinheiro em, como esbanjar em um quarto de hotel versus ficar em um albergue, ou sair para um bom restaurante versus economizar dinheiro em comida, cozinhando em seu aluguel de férias.

Planejamento

Todos temos aquele amigo mais dotado à organização. É bom estabelecer alguém que cuide das reservas, guarde tickets e entrada em uma pasta só e mantenha o contato com agentes de viagem. O planejamento de uma viagem com os amigos dá trabalho e se você não tiver tempo, paciência ou organização para cuidar desses detalhes, não se voluntarie para planejar a viagem inteira.

Ao mesmo tempo, façam turnos de quem vai escolher a próxima atração turística a visitar ou onde comer. Apesar de que quando viajamos em grupo o ideal seja buscarmos sempre tomar decisões em consenso, um ou dois líderes podem ajudar a tornar tudo mais rápido. Se for alguém que saiba lidar com mapas, melhor ainda!

Tensões e discordâncias

Saiba o que te irrita e diga isso abertamente. Se você é do tipo de pessoa que não faz nada antes de tomar café-da-manhã, avise logo a todos. E saiba escutar quandos os amigos se abrem sobre suas irritações também porque, afinal, ninguém gosta de estar perto de alguém que está irritado e não diz o motivo. Quanto mais cedo eles souberem que algo vai te incomodar, melhor.

E caso hajam problemas, o ideal é falar sobre os problemas antes que se acumulem. É mais provável que você chegue a uma discussão ou fique com raiva se deixar que pequenos aborrecimentos se transformem em um problema grande que pode até acabar com o clima da viagem.

Seja flexível e tenha paciência. Isto ajuda a controlar as expectativas, que podem ser superadas ou terminar em decepção. Não dá para marcar atividades muito cedo de manhã se você está com um grupo grande ou se está com aquele amigo que demora a se arrumar. Viagens de grupo são sobre dar e receber.

Pense dos detalhes

Muitos se esquecem de considerar o condicionamento físico dos amigos (ou até o seu próprio) na hora de escolher o destino para uma viagem. Há passeios que incluem horas de caminhada ou algum tipo de atividade física, como tours de bicicleta. Certifique-se de que vocês estão de acordo sobre quanta atividade física querem fazer em sua viagem.

Faça as malas bem feitas. Verifique a previsão do tempo, faça listas dos itens essenciais para a viagem e distribua entre os membros do grupos. Coloque coisas  como carregadores, adaptadores, calçado adequado e roupa exterior. Pode ser irritante quando seu amigo pede emprestado o carregador do telefone pela décima vez quando você também está tentando usá-lo.

E no mais, tenha seu tempo sozinho durante a viagem. Pode ser tão simples como ir a um café ou a um museu sozinho, caminhar algumas quadras, ler um livro antes de dormir ou falar com a família, se separando do grupo se precisar. Isso vai garantir que você aprecie a paisagem também como um viajante solitário, podendo voltar ao aconchego dos amigos para a festa.

Deixe que os profissionais te ajudem

Faça um tour organizado por uma empresa local. Existem diversas pessoas capacitadas cujo trabalho é justamente planejar roteiros, transfers e estadias de hotel para viajantes em grupos de todos os tamanhos. Muitas das divergências serão resolvidas quando uma pessoa de fora se encarregada de botar ordem na viagem.

Isso não significa que você precisa fazer um cruzeiro ou ir a uma ilha que não tem nada para fazer e ficar no combo praia e hotel o tempo todos. Há diversas empresas locais criadas por pessoas orgulhosas de sua terra que adoram mostrar o mundo as belezas naturais, a comida e a acolhida do povo.

Uma empresa de tours será capaz de planejar e reservar um ótimo itinerário para a sua viagem em grupo, tendo em mente o orçamento de todos e as atividades obrigatórias. E de quebra você ainda terá as dicas mais valiosas de moradores do local!

Mariana Eberhard vive em Berlim, onde conclui um Ph.D. em sociologia do turismo. É jornalista e socióloga por formação, e atualmente é escritora e tradutora freelancer – traduzindo do Inglês, Espanhol e Alemão para o Português. Em seu tempo livre ela gosta de ler, perder tempo vasculhando a Netflix e descobrir os segredos da cidade onde mora.

1 comentário em “Viajar com amigos: dicas para organizar uma viagem sem estresse

Diga-nos sua opinião:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: