Artigos

10 livros que valem uma viagem

Dicas de livros clássicos e de autores novatos para quem ama viajar.

Os programas de televisão e o youtube têm substituído o conteúdo escrito quando o assunto é viagem. As imagens nos mostram cenários exóticos em cores vivas, e nos deixam ainda ouvir idiomas estrangeiros.

Mas nada substitui o poder de uma boa narrativa literária. Há livros magníficos que nos transportam para outros lugares sem uma única imagem.

Abaixo, separei 10 grandes livros de viagem para você colocar na sua lista de leitura:

1. Lugares Distantes, por Andrew Solomon

Este é um dos meus autores favoritos. Seu livro “O Demônio da Meia-Noite” é um estudo aprofundado sobre depressão e foi finalista do prêmio Pulitzer. Em “Lugares Distantes”, Solomon apresenta uma coletânea de crônicas sobre suas viagens passando por 83 países, inclusive o Rio de Janeiro. O foco da narrativa é a transformação social e personagens comuns que viram suas biografias influenciando a história, e vice-versa. Um livro feito com maestria que vai te mostrar o melhor da escrita de viagens.

2. O Alquimista, por Paulo Coelho

Muita gente torce o nariz para esse clássico da literatura nacional, mas é preciso dar uma chance ao livro brasileiro mais lido no mundo. Na história do jovem pastor Santiago, vemos ele caminhar pelo mundo em busca de algo e no fim encontrar a si mesmo. Ele parte de sua cidade natal na Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido perto das Pirâmides. Ao longo do caminho, ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca. Ninguém sabe que tesouro é esse, ou se Santiago será capaz de ultrapassar os obstáculos de seu trajeto.

3. A Arte de Viajar, por Alain de Botton

Este escritor suíço ficou famoso por popularizar o uso da filosofia na vida cotidiana. Seu livro “A Arte de Viajar” examina as motivações dos viajantes para se jogar no mundo, deixando para trás a segurança e o conforto do lar. Todavia, ele não foca nas grande narrativas de viagem, mas nas pequenas coisas que acontecem durante estes deslocamentos. Este livro é ideal para quem quer mudar a forma de pensar o ato de viajar, o turismo e as fronteiras do mundo contemporâneo.

4. Na Natureza Selvagem, de John Krakauer

John Krakauer é considerado um dos maiores travel writers de todos os tempos. Este livro, que foi adaptado ao cinema, conta a história real de Chris McCandless, um jovem de família rica que larga tudo para viver na natureza, tendo um destino trágico no Alaska. A riqueza de detalhes mostra ao leitor o comprometimento de Krakauer com a pesquisa sobre o assunto. Tanto que, depois, ele admitiu ter ficado obcecado com esta história. Um caso clássico em que o livro é melhor que o filme.

5. Cem dias entre céu e mar, por Amyr Klink

Nosso mais famoso navegador escreveu um livro de viagem que é um clássico do gênero. Em “Cem dias entre o céu e o mar”, Klink relata a aventura de cruzar o Atlântico e um barco minúsculo, e traz as reflexões que teve durante a experiência.

Pior que não terminar uma viagem é nunca partir.

– Amyr Klink

6. Livre, por Cheryl Strayed

Outro livro adaptado aos cinemas, em “Livre”, Cheryl Strayed nos conta como superou os traumas da vida e seu vício em heroína fazendo uma trilha de 1.770 km pela costa Oeste dos Estados Unidos, a chamada Pacific Crest Trail. E tudo isso sozinha! Depois do lançamento do livro e do filme, centenas de mulheres decidiram fazer o mesmo caminho, o que mostra como essa história é cativante, como todos temos alguns demônios para lutar contra, e como uma caminhada sem fim pode nos ajudar a vencê-los.

7. De moto pela América do Sul: diários de viagem, por Ernesto Che Guevara

Este é o livro de Che que inspirou o filme “Diários de Motocicleta”. Aqui, o guerrilheiro argentino relata sua expedição de moto da Argentina à Venezuela em companhia de seu fiel escudeiro Alberto Granado. Acompanhar os passos de Che pelos continente em pleno 1952 nos ajuda a compreender porque o estudante de medicina se tornou um comunista aguerrido, e como as dores dos povos sul-americanos contribuíram para esse processo.

8. Homem Livre: ao redor do mundo sobre uma bicicleta, por Danilo Perrotti Machado

Um daqueles livros de um brasileiro que viaja de bicicleta. Danilo Perrotti saiu de Belo Horizonte e rodou o mundo inteiro em sua magrela e, ao descobrir os povos e suas culturas, ele percebe que nós temos mais coisas em comum do que imaginamos. Sua aventura é relatada de forma simples, em uma linguagem quase casual, mas completa e com indagações e reflexões profundas sobre o espírito explorador. Uma ótima pedida para quem quer conhecer outros países sem sair de casa.

9. On the road – pé na estrada, por Jack Kerouac

Este clássico da geração Beat é a única ficção da lista, mas é tão bom que merece um lugar aqui. Em “Pé na estrada”, acompanhamos a história de Sal Paradise, um escritor aspirante que conhece Dean Moriarty em Nova York e atravessa os Estados Unidos pela Rota 66. Reza a lenda que Kerouac escreveu o livro em três semanas em um único rolo de papel, à base de café e outras drogas. No entanto, sabe-se que ele viajou pelo país por seis anos para colher as informações que formaram a história.

10. Mas você vai sozinha?, por Gaía Passarelli

Esse é para as mulheres que já ouviram que o mundo é muito perigoso para elas. A jornalista Gaía Passarelli apresenta suas andanças, suas presepadas e as melhores histórias que reuniu na estrada. Lindamente ilustrado por Anália Moraes, esse livro é um alento para quem quer enfrentar o preconceito e seguir viagem sem companhia – mesmo sendo mulher.


Nesse artigo há links afiliados.

Mariana Eberhard vive em Berlim, onde conclui um Ph.D. em sociologia do turismo. É jornalista e socióloga por formação, e atualmente é escritora e tradutora freelancer – traduzindo do Inglês, Espanhol e Alemão para o Português. Em seu tempo livre ela gosta de ler, perder tempo vasculhando a Netflix e descobrir os segredos da cidade onde mora.

0 comentário em “10 livros que valem uma viagem

Diga-nos sua opinião:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: