Travel Praxis

Raison d’être

Travel Praxis é uma revista digital sobre turismo e viagens que busca aprofundar o debate sobre viajar de forma consciente e sustentável.

Acredito que viajar é uma forma de consumo – de paisagens, comidas, monumentos, experiências – e, em um mundo com ritmo cada vez mais frenético e industrial, o turismo pode se tornar algo destrutivo.

O turismo de massa transformou-se em over-tourism, fazendo sofrer principalmente o meio ambiente, mas também as relações humanas. Como consequência, a relação entre visitante e visitado se tornam cada vez mais mecânicas, uma nova cultura de contato.

Se não nos tornarmos conscientes das consequências de nossos passos pelo mundo, passamos pelos lugares como quem caminha pelas prateleiras de um supermecado. Cristo Redentor, check. Coliseu, check. Big Ben, check.

Para fazer uma pequena contribuição com a concepção de maneiras mais sustentáveis de viajar, abri esse espaço digital. A ideia é simplesmente fazer soar essa mensagem.

Minha inspiração são os drifters, os flâneurs, os mochileiros, os antropólogos culturais e os andarilhos. Deixemos o turismo como peregrinação para trás, o retrato de um tempo em que viajar era riscar destinos de uma lista de afazeres sem fim. É o tempo do nomadismo, das mobilidades e das redes.

Decolonizemos nosso pensamento para poder enxergar o mundo com o olhar do viajante, e não do turista. E viva o choque cultural!